Como parar a perda de cabelo com remédios naturais

Se a perda de cabelo ocorre em tempo hábil entre o outono e o inverno, é conhecida como queda sazonal . E é isso que o cabelo do couro cabeludo tem um ciclo anual, sendo a maioria dos folículos em fase anágena ou de crescimento. Na fase telógena ou de repouso é quando o cabelo começa a cair.

Também existem várias razões pelas quais podemos estar perdendo cabelo; portanto, antes de iniciar qualquer tratamento, recomendamos procurar um especialista.

Em outro artigo, já falamos sobre como cultivar cabelos. Agora vamos falar sobre as causas e alguns tratamentos naturais para evitar quedas.

Quantos cabelos caem por dia

O cabelo está sempre em um processo contínuo de regeneração. Cada cabelo vive entre 2 e 6 anos e passa por uma série de fases, o ciclo de vida do cabelo, que são crescimento, estagnação e queda.

Estima-se que uma pessoa possa ter uma média de cem mil cabelos, dos quais perde diariamente entre 50 e 150. Um valor que nem sempre é o mesmo, pois, como mencionamos, sofremos os estragos da queda sazonal. Por esse motivo, é praticamente impossível prever com precisão a quantidade de cabelo que perdemos a cada dia.

Se perdemos cabelo todos os dias, quando sabemos que perdemos excessivamente o cabelo? Para responder a essa pergunta, podemos fazer o seguinte teste: se mais de dois ou três pelos forem arrancados , a queda será mais intensa que o normal.

Por que o cabelo cai

Existem várias razões que podem explicar o motivo da alopecia. O tratamento ou remédios a seguir para parar esta queda dependerá da causa que a causa.

  • Estresse: esse distúrbio afeta certos hormônios como o cortisol, responsável pela queda de cabelo. Felizmente, uma vez resolvidos esses problemas, a perda de cabelo para.
  • Uma dieta mal equilibrada : o cabelo requer uma grande quantidade de energia e nutrientes para construir a queratina . É por isso que, quando não seguimos uma dieta saudável, as pessoas geralmente são prescritas vitaminas para fortalecer o folículo.
  • A idade é outro fator determinante na perda de cabelo. O envelhecimento e as causas hereditárias estão relacionadas à perda de cabelo, dependendo da idade. A calvície hereditária acontece muito mais em homens do que em mulheres e pode começar após a puberdade.

Essas são as causas mais comuns. Outros podem estar relacionados a problemas de anemia ou deficiência de ferro, uso excessivo de xampu e secador de cabelo, alterações hormonais, certas doenças da tireóide, penteados que pressionam os folículos capilares, infecções bacterianas do couro cabeludo, etc.

Como parar a perda de cabelo com remédios naturais

Existem vários remédios caseiros que podemos colocar em prática para a perda de cabelo:

  • Chá verde : é uma bebida que possui uma grande quantidade de antioxidantes que ajudam no crescimento e fortalecimento dos cabelos. Podemos preparar uma xícara de chá verde, deixe esfriar e despeje como um tônico no cabelo depois de tomarmos banho. Este remédio pode ser usado cerca de 2 vezes por semana.
  • Óleo de amêndoa e óleo de alecrim : eles também são muito benéficos para o cabelo. Com apenas algumas gotas desses dois óleos em mãos, podemos fazer uma pequena massagem no couro cabeludo, sem a necessidade de enxaguar os cabelos depois. Esta massagem irá estimular o crescimento do cabelo.
  • Azeite : basta aplicar algumas gotas no cabelo e massagear suavemente por 15 a 20 minutos todos os dias . Os resultados obtidos são os de cabelos mais fortes e brilhantes.
  • Cebola : é um vegetal que melhora a circulação sanguínea nos folículos capilares. Podemos extrair o suco de uma cebola, aplicá-lo na cabeça e deixá-lo agir por cerca de 30 minutos . Depois lavamos o cabelo como de costume. Este tratamento pode ser repetido duas vezes por semana durante três meses.
  • Suco de beterraba : é muito saudável para a saúde do cabelo, pois contém carboidratos, proteínas, potássio, fósforo, cálcio e vitaminas B e C. Colocamos algumas folhas de beterraba para ferver, amasse e misture com um pouco de hena . Uma vez que temos uma pasta, ela é aplicada em todo o couro cabeludo, deixada para agir por cerca de 20 minutos e lavada com água em abundância .

A perda de cabelo é, portanto, um processo que, em maior ou menor grau, todas as pessoas podem sofrer. Em alguns casos, a queda é muito mais grave, então você terá que procurar um especialista para avaliar a situação.


Deixe uma resposta